O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE RISCOS
Keywords:
Indústria 4.0; Inteligência artificial; Gestão de riscosAbstract
A segurança e saúde do trabalho e as técnicas preventivas, procuraram acompanhar o desenvolvimento das atividades e a tecnologia disponível. A inteligência artificial, baseada em redes e interfaces de alta velocidade, estão a mudar os modelos de negócio, em particular na indústria 4.0.
Engloba tecnologias e métodos disruptivos que alteram a vida profissional, social e familiar dos trabalhadores.
Ao longo dos últimos anos o desenvolvimento destas tecnologias e a investigação científica têm contribuído para melhorar a segurança no trabalho e tem sido amplamente discutida na literatura.
O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão sistemática, de artigos que nos permitam relacionar o impacto da inteligência artificial e as suas aplicações nos processos de gestão de risco.
Com foco especial, na indústria 4.0 constatámos como essas alterações poderão contribuir para a redução da sinistralidade ocupacional e a melhoria da qualidade de vida no trabalho.
A pesquisa bibliográfica foi realizada em inglês, a partir de motor de busca de revistas científicas indexadas que abordassem de forma combinada pares de tópicos sobre «gestão de risco» e «inteligência artificial».
Seja nas indústrias 4.0 ou noutros locais, os níveis desejáveis de desempenho em segurança ainda não foram atingidos.
Organizações e trabalhadores têm de estar preparados para enfrentar novos desafios, identificando riscos e oportunidades.
A revisão dos estudos mais recentes, permite-nos concluir que a utilização das novas tecnologias, têm sido bem-sucedidas em sistemas que se revelaram úteis para muitas aplicações de segurança, na preservação da integridade física, na saúde dos trabalhadores, e no incremento da qualidade de vida no trabalho.