INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PORTUGUESA, FATORES E OPORTUNIDADES NA INTERNACIONALIZAÇÃO
Keywords:
Indústria farmacêutica, Exportações, Estratégias de Internacionalização.Abstract
A industria farmacêutica portuguesa enfrenta grandes desafios na sua expansão internacional devido à reduzida dimensão, limitações nos recursos disponíveis e desequilíbrios estruturais do setor, em
comparação com elevada intensidade de capital e inovação que caracterizam este mercado a nível global.
Com este estudo, pretendemos perceber a orientação estratégica das empresas portuguesas, produtoras e exportadoras de produtos farmacêuticos e identificar os fatores determinantes no seu processo de internacionalização.
Pretendemos ainda perceber porque se internacionalizam, as dificuldades que este setor enfrenta ao procurar novos mercados e ainda identificar fatores de diferenciação entre diferentes graus de internacionalização.
Identificámos uma forte associação entre o grau de internacionalização, a faturação da empresa e o grau de investimento em I&D.
Empresas mais internacionalizadas necessitam aprofundar o grau de conhecimento dos mercados externos.
Em empresas com menor grau de internacionalização é recomendável a definição de estratégias de internacionalização focadas nas vantagens competitivas atuais e maior especialização em setores e mercados de exportação com maior valor acrescentado.
A maior carência do setor parece estar na reduzida inovação pelo que é recomendável a focalização dos recursos das empresas no desenvolvimento de vantagens competitivas sustentáveis.