PETISCO CÁ, BEBO LÁ E APRENDO ACOLÁ – PROPOSTA DE ROTA GASTRONÓMICA EM SANTARÉM
Keywords:
turismo gastronómico, rota turística; produto turístico, SantarémAbstract
A gastronomia encarada como o conjunto das práticas culturais relacionadas com a alimentação, constitui-se como um elemento cultural e um símbolo de identidade e, é atualmente, considerada um
produto turístico que potencia o envolvimento do visitante e que proporciona o conhecimento de outros aspetos culturais do destino.
A gastronomia portuguesa é no geral conhecida e apreciada pelos visitantes que visitam Portugal, sendo já claro em muitos estudos que com o consumo de atividades e experiências ligadas à gastronomia incrementam as receitas turísticas.
O consumo de experiências gastronómicas envolve um leque alargado de atividades, desde os eventos, à animação turística e à realização de itinerários e rotas turísticas.
As rotas turísticas são das atividades mais procuradas na vertente de turismo cultural, uma vez que proporcionam ao visitante uma experiência associada a várias temáticas, o que facilita o acesso a outras atrações turísticas.
O objetivo deste estudo é o desenvolvimento de uma proposta para a implementação de uma rota gastronómica em Santarém, que tenha potencial para despertar o interesse turístico na ‘Capital da
Gastronomia’.
A metodologia adotada assenta numa abordagem qualitativa de caráter exploratório, que teve por base dados secundários obtidos através de uma pesquisa bibliográfica e documental.
Conclui-se que a implementação de uma rota gastronómica se traduz numa inovação para a oferta turística de Santarém, assente na valorização dos produtos locais e identitários deste território, capazes de gerar uma maior atratividade e competitividade do destino, respondendo, em simultâneo, a uma crescente procura deste tipo de produto turístico.