TURISMO E REALIDADE AUMENTADA: A APLICAÇÃO VIZELA RA
Keywords:
turismo; marketing; tecnologia; realidade aumentada.Abstract
Ao combinar elementos virtuais e reais, a Realidade Aumentada redefine os limites de como observamos e percecionamos o que nos rodeia. Esta tecnologia tem revolucionado os diferentes setores da economia, sendo que a sua aplicação estratégica no governo local já tem provas dadas.
Pelo facto de proporcionar experiências únicas e enriquecedoras, a Realidade Aumentada oferece valor adicional a quem visita, vive e trabalha em determinado concelho.
Além disso, dota-o de ferramentas de trabalho inovadoras, promovendo em simultâneo o conceito de município inteligente (NextReality, 2018).
A partir disto, a certeza de que, como refere Figueira (2011), desde há muito que o homem sente a necessidade de dar a conhecer o seu território com o objetivo de mobilizar e atrair pessoas.
Para isso, recorre à promoção do mesmo, seja de forma mais ou menos intuitiva ou mais ou menos organizada.
Neste enquadramento e no que respeita ao contexto teórico, recolheu-se e tratou-se essencialmente informação sobre a relação entre Turismo e Realidade Aumentada, com referência às Tecnologias de Informação e Comunicação enquanto parte fundamental para a promoção de destinos turísticos através do marketing.
No contexto prático, analisou-se o caso de Vizela, um concelho a Norte de Portugal, no qual foi no início do ano 2020 implementada a aplicação Vizela RA, pretendendo ser uma nova e diferente forma de naquele território se conhecer o património e diferentes recursos turísticos.
Com resultados que se podem considerar positivos em termos práticos, regista-se um compromisso relevante na dinâmica envolvente ao caso estudado, com a existência de uma relação coerente entre
a história e o futuro.